Como aumentar o lucro do seu negócio sem investimento

Não importa de qual nicho é o seu negócio, o cliente recorrente tem um valor inestimável e na maioria das vezes não damos tanta importância para eles. Nesse post explico como você pode aumentar o lucro do seu negócio sem investimento alto. Acabamos sempre optando e treinando toda nossa equipe para capturar novos clientes, e aí que esta o grande erro da maioria dos empreendedores. E eu te digo: Você esta perdendo muito dinheiro e poderá reverter isso, sem gastar muito. 😜

Se você tem um negócio, seja ele online ou físico, você tem um cadastro de todas as pessoas que já compraram um produto/serviço, certo? Se não tem, esta mais do que na hora de ter um sistema pra isso. É importantíssimo ter o nome, endereço e EMAIL do seu cliente, pois são com esses dados que você irá aumentar o seu lucro.

Você já deve estar se perguntando: Tá, mas e ai, como aumentar o lucro com meu cliente?

A primeira coisa que você precisa saber é: Vender para o seu cliente é BEEEEM mais fácil do que vender para um novo cliente, sabia? O cliente recorrente – que comprou de você, ele já confia na sua empresa, ele já conhece seu produto/serviço. Quando você oferecer algo pra ele, ele terá uma tendência de aceitar muito mais fácil do que o novo cliente.

Para captar o novo cliente, você vai precisar gastar com anúncio ou entrar em contato dependendo do seu nicho, falar da sua empresa, mostrar por que seu negócio é melhor do que dos concorrentes e tudo isso tem um custo alto.

Então, antes de investir em captar novos clientes, pare para analisar a sua carteira de clientes e pense:

  • O que mais posso oferecer para esse cliente?
  • Um cupom de desconto para 2ª compra? Talvez o meu cliente já esta precisando de um novo produto/serviço que eu ofereço – e aí, você já entrou em contato com esse cliente x meses após a compra dele? Lembra das operados de telefone? Vivem oferecendo um upgrade pra você periodicamente – isso é vender para o cliente.
  • Tenho algum produto/serviço que eu possa agregar e oferecer? Entre em contato com o seu cliente recorrente e pergunte se ele tem um conhecido que precisa do seu negócio.

Após se fazer as perguntas acima, lembre-se que nos dias de hoje é extremamente importante captar as provas sociais, e isso irá ter um peso enorme na hora de realizar vendas para os novos clientes. Afinal, prova social nos tempos de hoje é tudo, não é mesmo? Embora muitas pessoas não utilizam isso.

É por isso que é extremamente importante ter um site com seu sistema próprio, para guardar todos os dados dos seus clientes. Nesse post eu explico os benefícios de ter um site.