Na maioria das vezes sempre usamos em nosso site imagens em formato PNG ou JPEG. São formatos mais usuais e tradicionais, porém são arquivos pesados. E nesse post explico porque usar imagens em formato WebP e consequentemente melhorar o carregamento do seu site, vamos lá?

O que é WEBP?

Primeiramente vamos entender o que é de fato esse tal de WebP. É um formato de imagem desenvolvido pelo Google em 2010. Criado para ser uma alternativa aos formatos como PNG e JPG, produzindo tamanhos de arquivos menores. Geralmente os formatos WebP são de 25 a 35% menor e mantendo a qualidade de imagem.

Quais as vantagens?

Bom, sempre queremos que o site abra muito rápido e para isso é necessário algumas otimizações. Se um site utiliza imagens muito pesadas, consequentemente levará mais tempo para abrir, e milissegundo é extremamente importante nesse mundo online, ainda mais que hoje as pessoas estão imediatista. Ou seja, se um site leva certo tempo para carregar o visitante/leitor poderá abandonar o site.

Por ser um formato mais leve, o ideal é que todas as imagens sejam em WebP dentro dos sites. Dessa forma irá garantir que a página tenha um melhor desempenho, ou seja, irá abrir mais rápido para o leitor. Toda vez que fizer upload de imagem, lembre de converter para Webp 😉

Como usar o formato WEBP?

Atualmente você não precisa trocar manualmente as imagens do seu site, existem plugins que fazem essa conversão de forma automática, praticidade é tudo né?

Antes de mais nada, você precisa entender que precisa encontrar um equilibrio na conversão das imagens, que vão de leve até forte, de forma que, se usar leve vai garantir uma melhor qualidade e talvez se usar forte poderá perder um pouco da qualidade, isso vai depender da sua necessidade.

Se você trabalha com fotografias, infelizmente tem que optar por imagens de alta qualidade e resolução, mas se esse não é o seu caso, você consegue otimizar e muito as suas fotos do site.

Alguns plugins recomendados para utilizar na conversão dos formatos das imagens:

  1. ShortPixel
  2. Imagify
  3. Optimole

Conclusão:

Em resumo, para garantir que o site ou página de vendas abra de forma rápida, utilize sempre imagens em formatos WebP, para garantir uma melhor experiência para o usuário final.