Por que usar imagens no formato webP?

Qual formato você utiliza nas imagens que você faz upload em seu site? Você conhece o formato WebP? Nesse post explico os benefícios de usar imagens com formato WebP.

As pessoas criam sites hoje em dia super bacanas, porém utilizam imagens extremamente pesadas e isso impacta diretamente no tempo de carregamento da sua página.

E cá entre nós, se tem uma coisa que é chato, é esperar um site abrir.

Quando o formato webP foi lançado, algumas pessoas tiveram resistência em utilizar, até porque era algo novo e alguns navegadores não suportavam.

Atualmente temos plugins que fazem a conversão automática de todas as imagens do seu site, sem perder a qualidade, além disso, trocam a URL em todo o seu site.

E se por ventura algum navegador não suportar o formato WebP, ele vai exibir a imagem original, ou seja, não terá problemas com quebra de imagens dentro do seu site.

Agora por que você deveria usar WebP? Esse formato é extremamente mais leve do que uma imagem em PNG. A imagem em PNG tem uma alta qualidade, porém ela fica pesada também.

Imaginem só um site com 100 imagens em PNG? Já pensou pra carregar isso, obvio que vai levar algum tempo. 

Recomendo que façam o teste em seu site, converta tudo e depois meçam o tempo de abertura, te garanto que ficará muito mais rápido. Vou deixar um exemplo de um site que converti as imagens para WebP:

Um bom plugin para converter as imagens é o WebP Express, ele converte automaticamente, você pode escolher a taxa de conversão e qualidade, além disso, já ajusta o .htaccess com as regras desejadas.  Esse plugin é 100% gratuito e é uma mão na roda. Testem e me contem depois.

Se ficou alguma dúvida, deixa nos comentários e até mais. 

@thaishipolito